O Centro de Xangai

O Centro de Xangai
Praça do Povo - People's Square

Something about Gao Ming Zhuang ...

Nascido em Shanghai a 21Jan 2007, China
Este é o meu nome em Chinês! Foi uma bela tentativa fonética de imitar Gago João (na China o primeiro nome é o da família). Mas Gao Zhuang não fazia muito sentido... então apareceu o maluco do Ming ... no final até deu um nome bonito!... mas sobretudo com significado magnífico e grandioso: Gao Ming Zhuang, Forte Esperto & Brilhante!!! Nada mal para um Gao...

Tuesday, January 29, 2008

29 jan – Pudong vestido de Branco

Terceira semana e o trabalho ja comeca a carborar.

Mais uma visita a um cliente, desta vez Pudong, no lado este do Rio HuangPu. O Peaugeot 307 do Sam, meu Boss, com transeira alongada e desportiva feita especialmente na China para os Chineses, esta no Bairro Chines que fica nas traseiras do moderno Tian’an Center, onde trabalho.

O carro desenha-nos o tempo dos ultimos dias. Uma camada de neve sobre o capot metalizado veste o 307 de branco com se de um veu se tratasse.

Pudong, a imagem de Xangai e da China Moderna, esta hoje coberta por um manto branco. Passando entre jardins, outrora verdes e agora cobertos de um branco imaculado, vislumbro os topos dos arranha-ceus perdidos entre nuvens cinzentas e pesadas e flocos de neve carregados de gravidade.

Ja era admirador de Pudond desde a primeira vez que a visitei logo em Fevereiro de 2007, quando trabalhava na EUCCC e me fui reunir com o simpatico Vice-Presidente da Bosch-China no China Bank Building. Maior lembranca ainda, nao me posso esquecer daquela vista fria e imaculada de uma Pudong colorida e electrizante, dos anuncios luminosos e dos predios espelhados (que tantos postais faz imprimir) quando frequentava os bares do Bund numa chamada gloriosa para o classico Gin & Tonic ao por-do-sol.

Hoje, as imagens que me passam pela janela embaciada do carro sao arrebatadoras. Eu sento-me quente dentro do 307 mas no ar cheira a frio de inverno gelado. Esta a nevar na minha cidade. Tudo eh branco! O que antes era um emaranhado de carros, bicicletas e pessoas, agora eram montinhos de neve, gelados, perdidos, sujos pela poluicao citadina. Estou a trabalhar mas sinto-me de ferias, calmo, relaxado, no silencio e no gelado do Inverno Xangaines.

Por um momento uma lembranca percorre o meu pensamento: pobres bananeira do meu condominio. Mas tambem “quem e que se lembra de plantar bananeiras em Xangai!??”. Cada folha delicada coberta de neve e com o destino tracado!

Agora, parados no semaforo, ja em pleno Century Park, uma avenida de palmeiras segue a linha do meu horizonte ate ao infinito e deixa-me pasmado nos meus pensamentos entre a beleza do dia frio mais bonito que ja vi e cada elemento que me leva de volta ao meu sonho de vida tropical.

No comments: