O Centro de Xangai

O Centro de Xangai
Praça do Povo - People's Square

Something about Gao Ming Zhuang ...

Nascido em Shanghai a 21Jan 2007, China
Este é o meu nome em Chinês! Foi uma bela tentativa fonética de imitar Gago João (na China o primeiro nome é o da família). Mas Gao Zhuang não fazia muito sentido... então apareceu o maluco do Ming ... no final até deu um nome bonito!... mas sobretudo com significado magnífico e grandioso: Gao Ming Zhuang, Forte Esperto & Brilhante!!! Nada mal para um Gao...

Monday, April 28, 2008

JPG Mundo Unico - o primeiro - Just the Beginning!


Boa noite meninas! Olá pessoal!

Good evening ladies! Hi mates!

Espero que seja desta! Espero que seja esta a primeira de muitas cartas que vos escreverei nos próximos tempos, muitos tempos!

It's time for you to have some news from Joao (the Portuguese).

Já não era tempo de voltar a escrever. Sempre gostei de escrever, mesmo sem acentos e sinais "a portuguesa" devido ao teclado chinês. (No final acabei por resolver esta falha. Mesmo assim é capaz de faltar algum.)

Nunca fui dado a gadjets electrónicos e nem a blogs, hoje tão famosos como alguns sites internacionais. A verdade eh que tanto me posso dedicar dois dias, desde o nascer até ao pôr-do-sol, no meu blog como estar dois meses sem lhe sequer por a vista em cima. No outro dia pensava insistentemente em como colmatar esta falhar de consistência. Já não era a primeira vez que pensava em 1001 soluções. A verdade eh que, para mim, não há pachorra! A conclusão eh simples. Escrever historia passadas quando posso estar a viver outras custa muito. Eis que não surge uma ideia brilhante! Isto só na minha cabeça (e de 3bilioes de pessoas mais!): vou utilizar o e-mail! Já que o tenho de utilizar todos os dias, porque não gastar mais um pouco as teclas deste farrapo da Dell que tenho na minha empresa. Não tenho tempo para mandar 200 postais por semana. Não há melhor forma de contactar os amigos que deixei em Portugal e pelos dois cantos do mundo onde já fui. Ainda faltam dois.

The decision was made, forget the Blogs… I'll be in contact by e-mail!

Mas deixemos de conversas e vamos aproveitar este momento de aventura escriturária para fazer um testemunho minimamente interessante. Eis que surge a JPG Mundo Unico para saberem que raio ando eu a fazer pelo mundo afora.

Today starts the JPG Mundo Unico, so you know what the hell am I doing somewhere lost around the world.

Nada como começar desde o inicio desta nova aventura: dai o título desta Carta n.1 de Abril 2008: GMZ in China . Contando pelos meus dedos, diria eu que esta é a aventura n. 7 da minha vida, iniciada aos 25 anos e meio.

Let´s start simple: GMZ in China - myself in China.

Eh melhor começar por apresentar-me. Desde que cheguei a China quase que mudei de nome, ou melhor, ganhei um segundo nome. O meu nome em Mandarim eh 高明壮 (Gao Ming Zhuang). Estou na China a 463 dias, quase ano e meio. São já alguns dias e um mar de experiências, muitas delas interessantes ou engraçadas o suficiente para eu vos contar aqui em primeira pessoa.

It's been almost 18 months: so many experiences and adventures to share with you. I can begin with my Chinese name - 高明壮 (Gao Ming Zhuang) – which means Bright and Strong, like me. Ahahahahhah!!!

Por onde começar?

Where to start?

Tanta coisa para contar. A cada linha que escrevi ate agora lembrei-me de pelo menos duas histórias. Mas temos tempo... vamos com calma!


China – um ovo amarelado em abolição

China - a boiling yellow egg

Muito se tem falado ultimamente do Tibete e como o governo chinês leva avante a sua doutrina "vermelha" e "imperial" num país onde o imperador já passou a história há muito.

A lot of talking about Tibet lately… and about how China behaves regarding Tibetans' aims of Independence.

Bom... meus amigos... nem tudo eh o que parece, mais ainda nos dias de hoje! É bem verdade que a censura e o controlo da informação na China é muito forte mas também é verdade que nos somos diariamente bombardeados no ocidente com notícias, no mínimo, distorcidas Quem controla a informação, controla as massas, seja em que país for, seja em que sistema for, vermelho, azul ou de dólar na mão. Faço apenas uma pergunta: alguém sabe, por exemplo, durante quanto tempo o Tibete foi indepndente? Tendo em conta a história passada do Tibete e toda a envolvência desta situação, eu sou a favor de uma maior autonomia do Tibete, mas não da independência daquele território.

Nowadays, nothing is what is seems. It's true that the control is very tight in Tibet and all over China too, information control is also very effective, but the truth is that, in a developed country, the control of the masses is done by controlling the information available. That's what every country does, including your own and also the ones with major international influence like the U.S.A, always aiming their own national interests. Tibet is a much more complex situation, where there are historical, cultural and, even more important nowadays, geo-political interests, related to Tibet itself and to all the surrounding regions and nations. Let me just ask you all one question: for how long has Tibet been independent? Does anybody know?

Quero dizer-vos que a China é muito mais do que aquilo que a pintam no ocidente: em história e em arquitectura antiga e moderna, em filosofia e em sociologia, em arte e cultura e também e para espanto de muitos em capitalismo. Sim, em capitalismo! Junto como o capitalismo vem o consumismo exacerbado dos orientais. Mas, acima de tudo, em toda a parte neste país existe uma onda de motivação, quase como se de uma religião se tratasse, de que, lutando, a vida será seguramente melhor no futuro.

China is much more than what is told in the west: its history and modern arquitecture, philosophy and sociology, art and culture and believe it or not, China is, today, a country of capitalism and pure consumerism. More than everything, China is a country high motivation. Every Chinese drives their life in order to fight for success.

Com isto não vos quero, de forma alguma, dizer que este modelo político é o melhor do mundo. Não daria certo na maior parte dos países do mundo, mas é, sem muitas dúvidas, o sistema ideal para uma China com 1.400 milhões de pessoas em constante abolição.

Chinese government is not the best in the world, but by any doubt, is a very good choice to control 1.400 very influensable Chinese people.


2. Trabalhos

2. Work

Eu cheguei à China a 21 Janeiro de 2007. Uma semana depois estava sentado junto a uma janela do 22º andar do Corporate Avenue Building nº2, com vista para Xintiandi, o bairro mais turístico de Xangai.

Trabalhei durante um ano na EUCCC – Câmara de Comércio da União Europeia na China – como Assistente do Director de Marketing & Eventos.

Last year I worked for the EUCCC – European Chamber of Commerce in China. Was, without mistake, one of the best places I could have started working in China. It allowed me to have a global view on the business made in and with China. It maybe me see a little bit further in time. To understand a bit more about the EUCCC, check http://www.euccc.com.cn/view/about/aboutchamber.

A EUCCC foi, sem muitas margens para dúvidas, um fantástico início profissional na China para mim. A EUCCC é uma organização independente que representa os interesses privados das empresas da EU junto do governo chinês e do governo da EU. A sua força vem da força das empresas, suas membros. São mais de 1100 membros de praticamente todos os países da EU, entre os quais a maioria das grandes empresas europeias. A EUCCC funciona na base do lobbying e organiza-se em Grupos de Trabalho (WG - Working Groups). Existem mais de 30 WG nos mais variados sectores, desde o F&B (Food & Beverage) ao Aeroespacial, do Petroquímico ao de Cosméticos, etc. Cada WG reúne as principais empresas do mercado para, juntas, encontrarem medidas para ultrapassarem os maiores entraves ao seu desenvolvimento no território chinês, a serem transmitidas ao governo chinês e ao governo da EU. (http://www.euccc.com.cn/view/about/aboutchamber).

Pessoalmente, rapidamente se percebeu que a minha mais-valia na EUCCC era a organização dos grandes eventos e não propriamente a actualização de websites e afins.

Ressalto dois dos mais de 50 eventos organizados, dos quais muito me orgulho de ter organizado. Foram eles a Gala da EUCCC e a HR Challenges for 2008 (in China) Conference.

There were two events organized by me that I must confess they make me feel very proud of myself. The EUCCC Gala Ball and the HR Challenges for 2008 in China were two events of major success in Shanghai. Check out the links below.

A Gala contou com mais de 600 pessoas, oriundas não só da China mas também de todos os cantos da Europa. Esta Gala cheia de Estilo e Glamour teve lugar em plena Ball Room no Shangri-La Hotel, o mais importante Hotel de Xangai, em Maio de 2007. Este evento ainda esta presente na Web em:

· http://www.thisshanghai.com/EventShow.aspx?EventID=1008061&day=05-19-2007 e http://shanghai.urbanatomy.com/articles/detail.cfm?aid=621

A Conferência de Recursos Humanos, organizada no Hotel Hilton, em Novembro, foi o mais bem sucedido evento da EUCCC de sempre:

· http://www.sinomedia.net/eurobiz/v200802/chamber0802.html

A EUCCC revela-nos diariamente as últimas das relações EU-China:

The latest news at teh EUCCC Web site:

http://www.euccc.com.cn/view/media/fullview?cid=1553.


A ASC - Fine Wines, empresa para a qual trabalho desde Janeiro de 2008 como Sales Executive – On Trade, é a empresa importadora de vinho nº1 na China. A ASC representa mais de 900 vinhos de mais de 90 produtores de 14 países, incluindo Portugal. É uma empresa que cresce acima da media, 50% contra 12% do mercado. Continua a crescer não apenas pelos vinhos Premium que representa, como os franceses Chateau Latour e Chateau Lafitte ou os australianos Penfolds, mas porque também presta o melhor serviço que presta.
(http://www.asc-wines.com/about_us.asp)
ASC Fine Wines, my new company, is China's largest importer/distributor of quality wines, representing over 900 wines and 90 winemakers from 14 countries. This experience is OUTSTANDING! I'm loving it! Check more at: http://www.asc-wines.com/about_us.asp.

Mas a ASC não são só rosas. Vejamos a notícia que tem vindo a lume:

But ASC is not just about success. Check out the latest news:

http://www.grapewallofchina.com/2008/04/18/customs-investigation-asc-fine-wines-faces-usd350k-fine/.

A ASC foi nos últimos dois meses insistentemente investigada pela alfândega chinesa. Falou-se cobras e lagartos da ASC. O que se passou foi o seguinte: a ASC, tal como a maioria dos importadores, desvalorizou o valor das declarações o vinho que importou de forma a pagar menos impostos. Conclusão: foi apanhada e agora foi condenada a pagar 220 mil euros aos costums. A verdade é que se formos espertos só temos a ganhar com isto, visto que a partir de agora esta comprovado "oficialmente" que estamos totalmente limpos: provavelmente os únicos.

Mais notícias em no inevitável GRAPE WALL of CHINA BLOG, o meu Blog favorito. *ara quem gosta de vinho vale a pena ver: http://www.grapewallofchina.com/ This Blog is for the wine lovers around the world, but special for the ones interested in wine inside China.

Para quem é iniciante, nada mais que um site bem familiar para aprender umas dicas. O seu nome é WINE PAGES (
for wine beginers): http://www.wine-pages.com/course1.htm. Eu tenho aprendido imenso com este tipo de sites. O vinho sabe tão melhore quando se sai da ignorância total.

É impressionante o que tenho aprendido nos mais de 150 vinhos que já provei em três meses e meio. Mais ainda em cada visita a clientes e potencias clientes, em minha casa ou em mansões de outros, em provas de vinhos ou em tertúlias com os amigos.

Unbelievable to see how much I have been learning so far in the last 3,5 months, I tasted more than 150 wines between meeting with clients and potential clients, at home or at my friend's, in tastings and in get-togethers.

A grande verdade é que estou a adorar, de vinhos e de vendas, e de estar a ter esta experiencia na China, tendo em conta que estou do outro lado do mundo, longe de casa, longe dos amigos, longe da Família... a verdade é que me sinto realizado... ESTOU BEM!

The truth is that I'm enjoying as I never had before in other Job! Even far from home, family, friends, all of you guys… I feel GOOOOOOOOD!

Mil coisas para falar ainda, viagens e histórias para contar mas… bom a hora já vai tarde e tenho que ainda duas reuniões hoje... a palavra de ordem agora eh VENDER, VENDER, VENDER!!!

Still a thousand things to tell you about… travelling… but now is time to SELL, SELL, SELL!!!

Respondam, soltem ideias, não se acomodem! Quero interacção!

Give me your opinion! Don't stay the whole evening eating fast food watching a DVD.

Mantemo-nos em contacto. Fiquem bem! Aproveitem a vida!

Keep in touch. Stay well! ENJOY LIFE!

Estarei a caminho do Japão daqui a três dias para passer uns dias em Kyoto. A próxima carta será escrita, em parte, de lá!

I'll be in Japan in three days, lost between imperial gardens and the sacred temples of Kyoto. Next meeting with you will be from there.

So para vos pôr a par… seguem umas fotos da última reunião familiar no AP2405.

Pictures from the last gettogether in AP2405.

Para a proxima JPG Mundo Unico, alem de comentarios sobre este, pergunto-vos qual o tema que gostariam de ver abordado:

For the next JPG Mundo Unico, besides answering all your questions about the first newsletter, I would like you to help me choosing the next theme/s:

Xangai: a melhor "night" da Ásia e não só... Shanghai: the best nightlife and much more…

A mística do AP2405 AP2405 the best place to be in Shanghai

Chinesices Chisese particularities

Viagens: Trips:

n Japao, Japan

n Coreia do Norte, DPRK

n Tibete, Tibet

n Sichuan, Sichuan

n Hong Kong, Hong Kong

n Filipinas, Philipines

n Tailandia, Thailand



Cada uma destas linhas são inteiramente dedicadas à minha família!

Mãe, Pai, Cris e Zé!

Não é por acaso que escolhi o dia 28 Abril para começar! Parabéns Ricardo! Hoje é o teu dia!

JPG - 高明壮

1 comment:

ana said...

olá joão!

hoje tropecei num post sobre um festival no japão que se realiza em maio e lembrei-me de vocês.
pode ser que o apanhem: http://www.lonelyplanet.com/blogs/travel_blog/2008/04/celebrating-aoi-matsuri-in-kyoto_27.html

beijinhos e boa viagem!

ana
ps - isto de se ter de ter uma conta no blogger para deixar comentários não dá muito jeito... tive de desencantar uma conta antiga. muda lá isso! :P