O Centro de Xangai

O Centro de Xangai
Praça do Povo - People's Square

Something about Gao Ming Zhuang ...

Nascido em Shanghai a 21Jan 2007, China
Este é o meu nome em Chinês! Foi uma bela tentativa fonética de imitar Gago João (na China o primeiro nome é o da família). Mas Gao Zhuang não fazia muito sentido... então apareceu o maluco do Ming ... no final até deu um nome bonito!... mas sobretudo com significado magnífico e grandioso: Gao Ming Zhuang, Forte Esperto & Brilhante!!! Nada mal para um Gao...

Tuesday, May 1, 2007

1maio - SURREAL!!! IMPECAVEL!!!


Hong Kong e Macau: Que bom FDS!

Tudo começou com um cherne grelhado com molho de manteiga e uma superbock! Uiiii ca bom!!!! Este almoço no restaurante do Santos, num bairro antigo e bem português de Macau, contemplou também Bifes da Vazia e Secretos de Porco Preto... uiiiii que a água se me cresce a boca... parafraseando um amigo meu: “Muito gostoso!”

Apanhámos um taxi, o taxi do Jesus, e de repente parecia que estavamos em Manila, nas Filipinas! Jesus foi a melhor corrida de taxi que tive, filipino de gema, de Angeles, um hómem das arábias, não tivesse ele vivido 10 anos na Arábia Saudita!... apresentava uns 50 anos, mas com a crise meia idade ainda muito distante!!! Grande honra ter o Jesus como taxista... Ensinou-nos tudo o que deviamos saber sobre as Filipinas! Lembrando alguns dos seus ditos preferidos: “Many ladies in Philippines!”; “Beautiful beaches!”; “You do slice but be careful not to cut your lips”.

Jesus parecia um historiador!

Jesus alive: “Manila não só é caótica de trânsito como é uma cidade louca... foram séculos de história recheada de ocupações e mudanças. Agora... muita festa, muita música e também muita desorganização e insegurança! Manila, que já foi a metrópole mais importante da Ásia no século XIX, é hoje, e desde a 2ª guerra mundial, um emaranhado de estradas e betão com locais históricos como “Intramuros” entre zonas de prostituição como Malate, e os novos bairros “fancy” como Makati!”

Pelo o que percebi, os Filipinos são Bilingues em” Inglês” e “Pilipino” (mistura interessante entre castelhano, inglês e idiomas nativos) e segundo o Jesus são pessoas bem mais extrovertidas que os Chineses... Jesus contava orgulhoso: “ainda temos aquele toque latino” deixado por 300 anos de presença espanhola! Este estado de espírito reflete-se na “música e na dança, no andar e em cada olhar!!!” Não é por acaso que vou ter duas bandas filipinas na minha grande Gala!

Mas Jesus tinha um sonho chamado Boracay. Boracay é uma pequena ilha situada a sul de Manila. “Aquela ilha é fantástica!!!”, dizia ele com um sorriso de orelha a orelha. “Tem praias paradisíacas... podem velejar ao pôr do sol... fazer mergulho em águas azul turquesa recheadas de peixes coloridos... barzinhos na areia... só de calções todo o dia... não guiar taxis... não trabalhar!!!” A partir daquele momento Boracay deixou de ser um sonho só do Jesus e passou a ser o nosso sonho também...

Jesus grande sonhador e amigo aqui vai o nosso abraço sentido de saudades!!!

Voltando ao nosso FDS, Hong Kong estava chuvoso! Mesmo assim ainda fizemos uma boa parte da “Hong Kong Island” a pé... imaginem a nova China desenvolvida, cheia de arranha céus que duram 5 anos juntando ainda uma pronunciada influência british... é isto Hong Kong!!! Ficámos num espectacularmente situado “Youth Hostel International” em Mt. Davis. Tínhamos uma vista fabulosa do terraço para grande parte da ilha de Hong Kong e para a ilha de Long Tao!

Fizemos um incursão épica pela noite HongKonguina, disfarçados de jornalistas espanhóis, velejadores italianos, traders na china, e trajados a rigor pelo AP2405. Dragon-i foi o hot spot da noite!

Ainda estou cansado deste FDS SURREAL e IMPECÁVEL!!!

No comments: